top of page
  • nataliareis1

Materiais e Plataforma OXFORD

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Com o objetivo de estruturar mais assertivamente nossa dinâmica e processos acadêmicos, a Rede Decisão criou um manual com orientações para centralizar todas as informações a respeito dos materiais e plataforma Oxford, para as escolas com o sistema de ensino Anglo.

 


 

O motivo para fazermos o projeto

Fazemos pois buscamos sempre um melhor entendimento do professor quanto ao seu material didático e recursos disponíveis na plataforma Oxford, para proporcionar a seus alunos uma melhor compreensão e um aprendizado mais fácil e efetivo, permitindo assim um melhor desempenho individual e coletivo.

O que faremos no projeto


A plataforma Oxford possui um programa incrivelmente diversificado, com produtos que cobrem um espectro acadêmico e educacional extremamente amplo. A Oxford acredita no poder transformador da educação e da pesquisa para inspirar o progresso e realizar o potencial humano dos alunos. O objetivo da plataforma é criar recursos e serviços acadêmicos e educacionais da mais alta qualidade.


UNIDADES, SISTEMAS DE ENSINO E MATERIAIS DIDÁTICOS


Observação: Os alunos do G3, G4 e G5 utilizam o material da Cloe, disponível na plataforma Cloe.


OXFORD

Os professores podem acessar o Get Started para se informarem sobre os materiais da Oxford, como realizar o acesso e usar os recursos disponíveis na plataforma.

Os materiais utilizados durante as aulas são os livros Metro, Shine On!, e Bright Ideas, fornecidos pela Oxford.

Os professores devem utilizar o código disponível na capa do livro para se cadastrar no site da Oxford.


SHINE ON!

Shine On! é o material didático de Inglês da Oxford dedicado aos alunos dos Anos Iniciais. Constitui-se numa série de livros com atividades recreativas, jogos, músicas e histórias que estimulam a criança ao aprendizado da Língua Inglesa.

O material possui 5 níveis, contando com o livro principal (Class Book) atrelado a exercícios online, sempre instigando o aluno a refletir e desenvolver habilidades de raciocínio. O material conta com diversos tipos de texto e atividades de escrita.

O material também possui recursos digitais flexíveis, que poupa tempo e melhora a correção do professor. Segundo a plataforma da Oxford, as principais características do material são:

  • Músicas com desenhos e animações para as crianças assistirem, cantarem e dançarem junto;

  • Histórias animadas que dão vida a seus personagens;

  • Aula transcurricular integrada em cada unidade, conectando o inglês ao cotidiano

  • Valorização das atividades com adesivos de recompensa

  • Aulas planejadas para o desenvolvimento de uma sala de aula inclusiva

  • Atende a todos os estilos de aprendizagem

Shine On!: Online Practice - Teacher’s Site

A Oxford disponibiliza um site onde o professor pode acessar diversas listas de atividades, mídias e recursos para usar junto com os alunos durante a aula.

Acesse o site aqui.

Shine On!: Online Practice - Student’s Site

A Oxford disponibiliza um site onde os alunos e responsáveis podem acessar o áudio utilizado nas aulas, músicas, jogos e um dicionário virtual. O site fornece exercícios extras, facilitando o estudo do idioma na casa dos alunos.

Acesse o site aqui.


Shine On! Teacher’s Site

Além de disponibilizar um site onde o professor encontra diversos recursos para usar em sala de aula, a Oxford também disponibiliza o Shine On! Teacher’s Site, uma série de materiais que contam com conteúdo programático e vídeos explicativos.

Acesse aqui e confira mais informações.

Links úteis:

METRO

O material Metro é um curso de inglês secundário voltado para os alunos dos Anos Finais, baseado na vida e cotidianos dos adolescentes contemporâneos, levando os estudantes para uma nova fase de aprendizado e deixando-os mais independentes e confiantes.


O material conta com 4 níveis do livro principal, contendo atividades, fornece acesso a plataforma de exercícios online e o Dicionário Escolar Oxford App, disponível apenas no Brasil. Toda a linha Metro foi elaborada para adolescentes, pensando em seu cotidiano, visando deixar o conteúdo cada vez mais próximo da realidade dos alunos. O material também possui recursos digitais flexíveis, que poupa tempo e melhora a correção do professor.

Dicionário Escolar Oxford App - Exclusividade do material Metro

O aplicativo Premium Escolar Dictionary (somente no Brasil) incentiva os alunos a procurarem palavras por conta própria - na aula, em casa ou em trânsito.


Este dicionário de sucesso foi escrito especificamente para estudantes brasileiros de inglês, e os estudantes do Metro podem obter uma assinatura gratuita de um ano.


Pesquise a palavra que deseja em inglês ou português e troque os lados do dicionário com um toque. Use a pesquisa completa do dicionário para encontrar sua palavra em qualquer frase ou frase de exemplo no dicionário. Pratique sua pronúncia: ouça palavras em inglês pronunciadas com sotaque britânico e americano, grave-se dizendo as palavras e compare sua pronúncia. É possível criar listas de palavras favoritas e pastas para organizá-las e armazená-las.

Metro Teacher’s Site

A Oxford disponibiliza uma série de recursos, como listas de exercícios e vocabulários, que o professor pode utilizar em suas aulas.

Acesse aqui e confira mais informações.

Links úteis:

BRIGHT IDEAS

Elaborado para envolver os estudantes em seu próprio aprendizado, através de sua curiosidade natural, o material Bright Ideas é pensado para o sistema de ensino bilíngue. Conta com livro principal (Class Book) atrelado ao App e livro de atividades com exercícios online, sempre instigando o aluno a refletir e desenvolver habilidades de raciocínio. O material conta com diversos tipos de texto e atividades de escrita, preparando os estudantes para provas e exames. O material também possui recursos digitais flexíveis, que poupa tempo e melhora a correção do professor.

Bright Ideas Teacher’s Site

A Oxford disponibiliza para os professores uma série de manuais informativos e guias sobre o material. Acesse aqui e confira mais informações.

Links úteis:

Oxford Learner’s Bookshelf

O Oxford Learner’s Bookshelf é o site que os professores usam durante as aulas, projetando o livro didático que está sendo usado naquele momento com a turma. Além disso, o site permite que os professores adicionem comentários e escrevam nos livros.

Acesse o site aqui.

Classroom Presentation Tool Help and Support

Para ajudar os professores que nunca usaram a plataforma Oxford Learner’s Bookshelf, a Oxford elaborou o Classroom Presentation Tool Help and Support, uma série de tutoriais que ensinam aos docentes como realizar o acesso e utilizar a plataforma, como o uso das ferramentas de desenho e áudio. Confira um dos vídeos aqui:



Acesse a playlist de tutoriais aqui.

Implementação do sistema Oxford em novas unidades:

Para facilitar a compreensão dos processos referente a implementação do sistema Oxford em novas unidades, a Rede preparou uma lista de ações a serem executadas:


Para ter mais informações sobre esse projeto, acesse o PDCA.


Encontrou o que precisava?

Deseja registrar sugestão, dúvidas ou indicar correções? Preencha o formulário.

 

Leia também:

 


















bottom of page